Menu fechado

Conheça os 5 benefícios da Vitamina D no corpo humano

As vitaminas são itens fundamentais para o bom funcionamento do nosso corpo e a vitamina D é uma delas!

Todas elas são primordiais para o correto desenvolvimento das nossas células desde os primeiros anos de vida e possuem diversos benefícios para o organismo.

Porém, é muito importante ficar atento, pois tanto o excesso quanto a falta delas é prejudicial para nós.

A vitamina D, por exemplo, é uma substância lipossolúvel, ou seja, solúvel em gordura e importante em diversas etapas da nossa vida.

Poucos alimentos contêm quantidades expressivas dela.

Sendo assim, somente de 10 a 20% da vitamina necessária para os seres humanos é obtida através dos alimentos.

Os benefícios da vitamina D são obtidos por meio do consumo de alimentos que contêm a substância e através da exposição solar, que ativa a produção da vitamina na pele.

Entretanto, muitas vezes nos damos conta da falta de vitaminas apenas quando aparecem sintomas como queda de cabelo, falta de motivação e dor muscular.

Atenção, se você tiver um desses sintomas, pode ser falta de vitamina D, mas sempre procure um médico antes de se medicar.

Saiba quais são os cinco benefícios da vitamina D no organismo:

1)    Aumenta a absorção do cálcio e do fósforo no intestino;

A ação principal da vitamina D é regular o fornecimento de cálcio e fósforo no organismo, importantes componentes para a manutenção e fortalecimento do nosso corpo.

Ela também atua nos ossos, dentes, intestino e nos rins. Além disso, desempenha função essencial no equilíbrio de vários outros órgãos e células do corpo.

2)    Fortalecimento do sistema imunológico;

Quando o nosso sistema imunológico está debilitado e frágil apresentamos diferentes sintomas.

Eles podem ser facilmente confundidos com diferentes doenças e, consequentemente, podem se agravar.

Com uma alimentação balanceada e a reposição da vitamina D, através dos suplementos ou pela luz do sol, nota-se uma melhora significativa na qualidade de vida e bem-estar.

3) Redução do envelhecimento precoce

Ao controlar os índices de vitamina D no organismo é possível organizar o desenvolvimento das células.

Dessa maneira, fazer com que elas se renovem mais rapidamente, evitando o envelhecimento precoce.

Combinado com atividades físicas regulares, a suplementação da vitamina pode ser uma ótima receita para a conservação da pele e dos ossos, além do notável rejuvenescimento.

4) Aumento da produção de músculos

A vitamina D atua também no processo de formação dos músculos e, por isso, é ligada diretamente na força e agilidade muscular.

A deficiência dessa vitamina pode provocar sintomas como dor e fraqueza muscular, principalmente nas pernas e braços. Podendo causar até quedas e desequilíbrios em idosos.

5) Desenvolvimento da Diabetes tipo 1

A produção de insulina pelo pâncreas requer a participação da vitamina D. Como a diabetes tipo 1 é uma doença autoimune, a vitamina D torna-se interessante por ser um imunoregulador.

Um estudo realizado pelo Institute of Child Health da Inglaterra acompanhou 10.000 crianças finlandesas desde o nascimento.

Então, se observou que aquelas que receberam regularmente suplementos da vitamina tiveram 90% menos chances de desenvolver diabetes tipo 1.

Quais são os parâmetros considerados normais?

Cada pessoa tem o seu parâmetro normal devido ao seu tipo físico, localização geográfica, histórico de doenças e pré-disposição a doenças autoimunes.

De acordo com a SBPC/ML, Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), os valores de referência são os seguintes:

Valores frequentemente utilizados:
– Inferior a 20 ng/mL: Deficiência
– 20-29 ng/mL: Insuficiência
– Maior ou igual a 30 ng/mL: Suficiência

Segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, a melhor maneira de manter bons níveis de vitamina D, é garantir a exposição ao sol por pelo menos 30 minutos ao dia.

Através dos raios UV há a estimulação da produção da substância na pele.

Então, os horários recomendados são: início da manhã, entre 7h e 8h, fim da tarde 17h em diante, dependendo da incidência dos raios solares.

Sempre levando em conta a proteção solar e tomando os devidos cuidados para evitar queimaduras.

Para garantir que a sua saúde esteja em dia, solicite exames ao seu médico pelo menos uma vez ao ano.

Prefira laboratórios que prezem pela segurança e confiabilidade nos diagnósticos. O Laboratório Bio Vida possui convênio com mais de 10 entidades.

Para conferir a lista completa, clique aqui.

Se você tiver alguma dúvida quanto aos exames para verificar a vitamina D, ou quaisquer outras perguntas, entre em contato conosco. Será um prazer atendê-lo!

Confira Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *