Menu fechado

Quais os principais exames laboratoriais para homens?

Os exames laboratoriais nos homens são fundamentais para o diagnóstico e prevenção de diferentes tipos de doenças.

Através deles é possível conhecer mais sobre si, e ainda ajudar o seu médico no atendimento. Além do tradicional hemograma (exame de sangue), existe uma série de outros exames que devem ser feitos ao longo da vida.

Hoje vamos falar sobre os principais exames laboratoriais recomendados para os homens de acordo com a faixa etária.

Infância, adolescência e início da vida adulta

Nos primeiros anos de vida, recomenda-se o acompanhamento do pediatra para monitorar o desenvolvimento da criança. A partir dos 20 anos são indicados os seguintes exames laboratoriais:

·        Hemograma (exame de sangue)

O exame de sangue é o tipo mais comum, mas ainda assim é bastante importante para verificar quaisquer irregularidades.

Recomenda-se estar atento ao tamanho, quantidade e a atividade das hemácias (glóbulos vermelhos), dos leucócitos (glóbulos brancos) e das plaquetas, assim é possível identificar anemias, infecções, problemas de coagulação e suspeitas de diversos tipos de câncer.

·         Colesterol e triglicerídeos

Ao realizar esses exames é feita a dosagem de HDL, LDL, VLDL e triglicerídeos, que informam eventuais riscos para problemas cardiovasculares. Caso apresentar sobrepeso, é importante avaliar bem esses itens.

·        Glicemia

Esse exame tem como função medir a concentração de açúcar no sangue após o período de jejum e conseguir identificar se a pessoa tem diabetes ou pré-diabetes, o estágio inicial da doença.

A dosagem da glicemia em jejum é fundamental quando o menino for obeso ou tem histórico familiar.

·         Hormônios da tireoide nos Homens

O exame é feito na mesma coleta de sangue e dosa os hormônios T3, T4 e TSH, que são responsáveis pelo funcionamento da tireoide.

Caso eles não estejam dentro dos parâmetros, o paciente pode desenvolver hipotireoidismo ou hipertireoidismo.

·         Exame de urina

Nada mais é que a análise das características físicas da urina, como o PH, densidade, cor e dosagem de glicose, proteínas, hemácias, leucócitos e outros componentes.

Com o exame é possível identificar infecções ou outras alterações.

·         TGO e TGP (função hepática)

Outro exame de rotina importante é o que dosa as enzimas TGO e TGP que irão detectar possíveis problemas no fígado como câncer, cirrose ou hepatite.

·         Creatinina e ureia (função renal)

O exame consiste na dosagem de creatinina e ureia, possibilitando o diagnóstico de problemas no funcionamento dos rins, como a insuficiência renal, por exemplo.

·        DSTs em Homens

A sorologia para DSTs não é um exame obrigatório de rotina, mas caso haja alguma suspeita ou tenha havido contato íntimo de risco, é muito importante realizá-lo.

Então, com esse exame é possível diagnosticar hepatite B e C, sífilis e HIV.

Homens dos 30 aos 40 anos

Nessa fase da vida masculina é importante dar mais atenção à saúde. Muitas doenças começam a se manifestar a partir dos 30 anos. Por isso, são recomendados exames mais detalhados como:

·         Dosagem de PSA

A dosagem de PSA irá medir os níveis da proteína antígeno prostático específico. Se os valores estiverem elevados, é sinal que há alguma alteração na próstata, como inflamação, crescimento benigno e câncer.

 

A partir dos 50 anos, e com a proximidade da terceira idade, a necessidade de estar com os exames em dia deve ser prioridade.

Por isso, é recomendado fazer os exames de rotina pelo menos uma vez por ano.

Agende seus exames em nosso laboratório!

Após essa listagem completa de exames laboratoriais para homens, você pode agendar o seu exame com total segurança e confiança nos resultados.

Nosso laboratório conta com uma equipe comprometida e qualificada para atendê-lo de forma humanizada e segura.

Afinal, pela excelência do nosso trabalho, conquistamos o selo de Acreditação Máxima de Qualidade. Um sistema de normas técnicas internacionais similar ao ISO, reconhecido e respeitado em todo o país.

Então, o resultado dos exames pode ser acessado em nosso site. Para saber mais sobre o tempo em jejum que você precisará em cada exame, clique aqui.

*Quer saber o que saber se você possui Diabetes? Clique aqui!

Se você tiver alguma dúvida, entre em contato conosco, será um prazer respondê-lo!

Confira Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *