Menu fechado

Você sabe o que é o Exame de Gasometria?

Atualmente existem muitos testes que podem ser realizados para determinar doenças, nós já falamos aqui no Blog da importância do exame de urina e o que ele consegue detectar; e dos principais exames laboratoriais para as mulheres.

Contudo, hoje vamos falar de um exame que é bem simples, porém que pode ajudar pacientes que possam estar sofrendo com problemas respiratórios: A Gasometria!

Se você nunca ouviu falar desse exame, ou está com dúvida do que se trata, fique por aqui que vamos te explicar! Vamos lá?

 

O que é uma Gasometria?

Antes de mais nada, vamos falar do que se trata esse exame.

A Gasometria é um procedimento que tem como objetivo a coleta de sangue e medição dos níveis de oxigênio, dióxido de carbono e outras substâncias que podem estar presentes no mesmo.

Esse é um exame considerado bem simples e de baixo custo, porém, é claro que deve ser feito pelos profissionais mais capacitados em um laboratório de análises clínicas de confiança.

 

Para que serve esse exame?

Esse exame serve para determinar se as trocas de oxigênio e dióxido de carbono nos pulmões estão normais.

Ele serve também para detectar se há um desequilíbrio entre esses gases no sangue ou um desequilíbrio ácido-base, que pode indicar distúrbios respiratórios, metabólicos ou renais como, por exemplo:

  • Alteração no metabolismo renal;
  • Acidose;
  • Hiperventilação;
  • Insuficiência respiratória

 

Em que caso um médico poderá solicitar esse exame?

A Gasometria é solicitada quando há sintomas de problemas respiratórios e metabólicos, ou de doenças renais ou pulmonares que causam desequilíbrio ácido-base ou dificuldade respiratória.

Esse é um exame usado para diagnosticar e monitorar esses grupos de doenças e seu tratamento.

Anestesia prolongada, especialmente após cirurgia com derivação cardiopulmonar ou cirurgia encefálica, pode exigir monitoração prolongada da Gasometria no pós-operatório. Traumatismos cranianos e do pescoço também podem afetar a respiração.

Em recém-nascidos, a Gasometria do sangue do cordão umbilical pode revelar problemas respiratórios, assim o médico poderá orientar seu tratamento.

 

Tipos de Gasometria

Existem dois tipos de Gasometria, ela varia de acordo com a via pela qual será retirada a amostra.

É importante saber qual a natureza da amostra para uma interpretação correta dos resultados. Vamos falar um pouco de cada uma delas:

 

Gasometria Arterial

A Gasometria Arterial se refere ao exame quando é colhido o sangue de uma artéria.

A amostra é normalmente retirada a partir do interior do punho (artéria radial), mas também pode ser retirada a partir de uma artéria na virilha (artéria femoral) ou do lado de dentro do braço acima da prega do cotovelo (artéria braquial).

O exame analisa a efetividade da troca gasosa pelo pulmão e a avaliação de gases presentes nesse sangue, isto é, Oxigênio e Gás carbônico. Ele também avalia o Ph e o equilíbrio ácido-básico do paciente.

Em outras palavras, esse exame é utilizado para verificar se os pulmões do paciente são capazes de mover o oxigênio dos alvéolos para o sangue e por consequência, remover o dióxido de carbono do sangue.

Dependendo do gasômetro (aparelho utilizado na medição do exame) podem ser dosados os níveis de sódio, potássio, cloreto e cálcio iônico.

Vale lembrar que quando se está interessado em uma avaliação da performance pulmonar, deve ser sempre obtido sangue arterial.

Isso porque esta amostra contém diversas informações, inclusive acerca da disponibilidade e oferta de oxigênio aos tecidos.

 

Gasometria Venosa

A Gasometria Venosa é feita através da retirada de uma amostra de sangue da veia do paciente.

O exame tem como finalidade determinar a presença ou não de distúrbios ácido-básicos e do estado de perfusão tecidual.

Se a intenção for analisar apenas a parte metabólica do organismo, o médico pode-se optar pela Gasometria Venosa. Isso se explica pelo tipo de sangue circulante em cada vaso.

 

Qual a diferença?

O sangue arterial possui grandes taxas de oxigênio. Este sangue circula entre as artérias e veias pulmonares, obtendo energia química e nutrindo as células. Ele possui uma coloração em tom de vermelho forte/vivo, devido ao pH mais alto, provocado pela presença elevada de O2.

O sangue venoso é mais rico em gás carbônico (CO2), em contrapartida, ele é pobre em oxigênio. Esse sangue circula pela árvore arterial pulmonar e veias sistêmicas. Ou seja, ele recebe oxigênio à medida que passa pelos pulmões, se tornando arterial e voltando ao ciclo natural.

A Gasometria Arterial geralmente é escolhida por apresentar um resultado mais completo, possibilitando uma análise mais complexa.

Já a Gasometria Venosa é bastante utilizada em casos mais emergenciais, provavelmente devido ao fato da punção facilitada.

Outro fato que vale frisar é que a coleta de sangue arterial em geral é mais dolorosa que a de sangue venoso.

A pessoa sente um desconforto moderado e há necessidade de compressão do local durante algum tempo para evitar sangramento.

As vezes, é colhido sangue misto de um acesso central, em situações especiais, como laboratórios de cateterismo cardíaco e serviços de transplante.

Nesses casos, a interpretação dos resultados deve ser feita por um especialista. Sangue venoso não pode ser usado para avaliação do oxigênio de maneira alguma.

 

Onde posso realizar esse exame?

Esse exame exige equipamento especializado para conseguir detectar as anomalias.

Em geral, esse equipamento não está disponível em consultórios comuns, logo, é necessário um bom laboratório de analises clinicas!

É para atender esses pacientes que existe o Laboratórios Biovida! Nós possuímos uma completa estrutura de análises clínicas, que oferece rapidez e segurança.

Com os postos de coleta nos bairros e também os resultados online pelo site.

A nossa equipe é altamente capacitada tanto em sistemas quanto em equipamentos de alta confiabilidade e precisão.

Além disso, o Biovida se mantém rígido aos programas de controle de qualidade para garantir a excelência nos exames e a segurança dos resultados.

Se você deseja realizar um Exame de Gasometria, ou qualquer outro tipo de exame, aqui é o lugar certo! Clique aqui e conheça um pouco mais sobre a nossa história!

Certamente podemos te ajudar de maneira rápida e bem profissional!

 

Confira Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *